SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue94Value-Added Models for the Measurement of the Effectiveness of GERES SchoolsTeaching effectiveness in mathematics author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

Print version ISSN 0104-4036

Abstract

GOMES, Candido Alberto  and  PALAZZO, Janete. Fatores de atratividade e rejeição da carreira do magistério: uma análise a partir de estudantes e egressos de licenciatura. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2017, vol.25, n.94, pp.90-113. ISSN 0104-4036.  https://doi.org/10.1590/S0104-40362017000100004.

O presente artigo relata parte dos resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi analisar fatores de atratividade e rejeição da carreira docente por parte de uma coorte de alunos ingressantes, concluintes e egressos dos cursos de Licenciatura em Pedagogia e em Matemática de uma instituição privada de ensino superior no Distrito Federal. Para tanto, foram aplicados questionários e conduzidos grupos focais e entrevistas individuais. Os dados foram analisados por meio da análise temática de conteúdo. Os resultados revelam que grande parte dos fatores de atração do magistério foram os intrínsecos à profissão (gratificação emocional, aprendizagem recíproca), enquanto os fatores de rejeição foram majoritariamente extrínsecos a ela, tais como recompensas financeiras, valorização social, carga de trabalho, violências escolares, mal-estar, entre outros. O trabalho conclui que o magistério, apesar de oferecer baixos salários, é uma carreira atrativa aos candidatos menos aquinhoados social, econômica e culturalmente.

Keywords : Educação superior; Magistério; Escolha profissional; Formação de professores.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )