SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue95Analysis of the determinants of educational efficiency of the state of Ceará author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

Print version ISSN 0104-4036

Abstract

CARDOSO, João Casqueira  and  MWOLO, Martha Peter. Avaliação das estratégias de educação sexual não formal para as meninas adolescentes: o caso da Tanzânia. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2017, vol.25, n.95, pp.527-547.  Epub Feb 22, 2017. ISSN 0104-4036.  https://doi.org/10.1590/S0104-40362017002501111.

Este artigo propõe uma visão crítica das estratégias educacionais não formais levadas a efeito sobretudo em Dar es Salaam, Tanzânia, por quatro organizações não governamentais, a fim de prover a educação em sexualidade junto de meninas de 12–16 anos e sublinhando o papel da sociedade civil em mudar o conservadorismo das escolas. O estudo revelou tendências de que tais comportamentos e fatos estão estreitamente relacionados à reprodução intencional ou não a relações de poder, significados sociais, códigos morais, estigmas e silêncio sobre a sexualidade e a saúde sexual das meninas adolescentes por parte de instituições-chave. Assim, os comportamentos sexuais delas são ocultados e ignorados. Como as escolas se recusam a desenvolver currículos para a vida, as ONGs ocupam seu lugar com a educação não formal.

Keywords : Meninas adolescentes; Educação em sexualidade; Empoderamento feminino; Organizações Não Governamentais; Tanzânia.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )