SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue104How the access to education dispels the myth of racial democracy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

Print version ISSN 0104-4036On-line version ISSN 1809-4465

Abstract

VANDEYAR, Saloshna. Retirando das caixas os “nascidos livres”: a liberdade de escolher as identidades. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2019, vol.27, n.104, pp.456-475.  Epub July 02, 2019. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-40362019002702196.

Este estudo de caso qualitativo como os estudantes “nascidos livres” negociam e representam suas identidades na África do Sul vinte anos após a democracia. O paradigma metateórico do construtivismo social e a metodologia da pesquisa narrativa foram utilizados. Os dados foram obtidos a partir de um conjunto de entrevistas semi-estruturadas e de notas de campo. A análise indutiva temática foi usada para a interpretação dos dados. Os resultados revelam que a diversidade demográfica dos alunos “nascidos livres” parece apontar para visões contraditórias sobre a identidade. Estudantes “nascidos livres” não possuíam visões específicas sobre a identidade de sua geração. A identidade racial ainda aparece como central. Alguns estudantes “nascidos livres” expressaram otimismos com a liberdade que suas identidades lhes provêm, enquanto outros ainda se sentiram constrangidos pela herança persistente do apartheird, transmitida pelo conhecimento “ de sangue”. Embora os estudantes “nascidos livres” não tenham vivenciado o apartheid, os aspectos físicos persistentes – como, por exemplo, as fronteiras geográficas – servem, para eles, como lembranças vivas de sua presença. Além de conscientes da dinâmica social e política do país, estes estudantes também começam a problematizar identidades que lhes são externamente impostas.

Keywords : estudantes “nascidos livres”; conhecimento de sangue; identidade; fronteiras geográficas; herança histórica; justiça juvenil.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )