Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação
Print version ISSN 0104-4036On-line version ISSN 1809-4465
Abstract
BASTOS, Tatiane Roldão; LONGARAY, André Andrade; SARQUIS, Aléssio Bessa and TONDOLO, Vilmar Antonio Gonçalves. Avaliação de desempenho para o apoio à gestão de unidades organizacionais em Ifes: análise e oportunidades. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2021, vol.29, n.110, pp.234-262. Epub Jan 13, 2021. ISSN 1809-4465. https://doi.org/10.1590/s0104-40362020002802014.
Este estudo explora a literatura da avaliação de desempenho para o apoio à gestão de unidades organizacionais de universidades públicas, identificando oportunidades de futuras pesquisas. Neste contexto, foi realizada a revisão sistemática da literatura através do instrumento Knowledge Development Process – Constructivist . Foi selecionado o Portfólio Bibliográfico de artigos cientificamente relevantes, disponíveis e alinhados ao tema de pesquisa, sendo posteriormente realizadas as análises bibliométrica e sistêmica. Ao final deste processo, identifica-se como lacuna de pesquisa a construção de um modelo de avaliação de desempenho que apoie a gestão de unidades organizacionais de universidades públicas, utilizando a abordagem construtivista, conduzindo à construção de conhecimento no decisor, utilizando escalas ordinais e cardinais, realizando a integração dos indicadores a partir dos conhecimentos do decisor e apresentando níveis de referência, permitindo ações de melhoria.
Keywords : Avaliação de Desempenho; Universidade Pública; Revisão Sistemática da Literatura; ProKnow-C.