SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue112Effects of socioeconomic status on the use of written language: does it extend into Brazilian Higher Education?Higher education students’ paths with unsuccessful trajectories author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

Print version ISSN 0104-4036On-line version ISSN 1809-4465

Abstract

PETRASSI, Anna Cecilia Amaral; BORNIA, Antonio Cezar  and  ANDRADE, Dalton Francisco. Avaliação do nível de satisfação discente de uma instituição de Ensino Superior: uma análise dos métodos da Teoria Clássica da Medida e da Teoria da Resposta ao Item. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2021, vol.29, n.112, pp.644-668.  Epub June 29, 2021. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-40362021002902192.

O presente trabalho compara as informações geradas pelo processo de autoavaliação de uma Instituição Federal de Educação Superior (Ifes), no contexto do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), analisadas pela Comissão Própria de Avaliação da Ifes, ciclo de 2017, com as mesmas informações tratadas a partir do uso da Teoria da Resposta ao Item (TRI) no lugar da Teoria Clássica da Medida, com objetivo de demonstrar como o processo de análise pode se beneficiar com a utilização da TRI, sendo um instrumento mais robusto para a análise e o desenho de ações de melhorias na gestão institucional. Para isso, foi selecionado o extrato “categoria discente” da avaliação sobre a instituição, no segundo ciclo de 2017. Foram descritas e comparadas as duas teorias, a clássica e a TRI. Com os dados coletados da instituição, foram calculadas e explicadas as curvas de informação dos itens e do teste, por meio da análise propiciada pela TRI foi demonstrado o ganho que se pode obter com a sua utilização na autoavaliação institucional.

Keywords : Autoavaliação Institucional; Teoria da Resposta ao Item; Gestão Universitária.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )