Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação
Print version ISSN 0104-4036On-line version ISSN 1809-4465
Abstract
PAZ-MALDONADO, Eddy. A inclusão educacional de estudantes universitários com deficiência em Honduras. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2021, vol.29, n.112, pp.738-760. Epub June 29, 2021. ISSN 1809-4465. https://doi.org/10.1590/s0104-403620210002902767.
Atualmente, a maioria das universidades da América Latina enfrenta desafios diferentes para implementar uma abordagem que possibilite o desenvolvimento de uma educação com maior inclusão nos diferentes espaços de aprendizagem e em todas as suas disciplinas. Atingir essa visão e alcançar uma universidade mais inclusiva não é uma tarefa fácil, pois exige vários esforços de toda a comunidade universitária. O objetivo deste artigo é analisar, sob uma perspectiva teórica, o status atual da inclusão educacional de estudantes universitários com deficiência no Ensino Superior público em Honduras. Essa análise é realizada com base em vários elementos, como as atuais concepções de inclusão educacional e deficiência, as barreiras que existem nos estabelecimentos de ensino para promover esse aspecto, os professores e os desafios que as escolas devem enfrentar para gerar uma verdadeira treinamento inclusivo. Concluindo, é urgente que as instituições universitárias realizem processos inclusivos de admissão, permanência e graduação direcionados a alunos em situação de deficiência.
Keywords : Ajuda Educacional; Democratização da Educação; Ensino Superior; Honduras.