SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue113Rowing or steering? Modes of governance for Higher Education policies in Brazil post 1990Academic determinants of retention in Higher Education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

Print version ISSN 0104-4036On-line version ISSN 1809-4465

Abstract

BERKENBROC-ROSITO, Margaréte May; SOUZA, Juliana Paiva Pereira de  and  SOUZA, Sidclay Bezerra. “Colcha de Retalhos”, experiência estética e narrativa autobiográfica: a arte da escuta na formação inicial docente. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2021, vol.29, n.113, pp.1024-1044.  Epub Oct 26, 2021. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-403620210002902907.

Este artigo tem como objetivo analisar o dispositivo formativo e investigativo “Colcha de Retalhos”, uma metodologia e epistemologia desenvolvido por Berkenbrock-Rosito, desde 2001. Neste estudo, apresenta-se o dispositivo Colcha de Retalhos como proposta de formação inicial do professor por meio de Narrativas (Auto) Biográficas em suas dimensões escrita, pictórica e oral no Curso de Pedagogia de uma universidade privada na zona leste da cidade de São Paulo. Na metodologia da pesquisa foi utilizado um questionário contextual, que incluí perguntas sobre o que os participantes gostaram e o que não gostaram na realização da “Colcha de Retalhos”. Os dados foram analisados, sob o enfoque hermenêutico, mostram a importância da “Colcha de Retalhos” como metodologia de escuta dos sujeitos, o que pressupõe a dimensão estética na constituição da identidade docente.

Keywords : Colcha de Retalhos; Experiência Estética; Formação inicial de Professores.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )