SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue115Use of large scale assessments in the formulation of educational public policiesThe curious history of the Real Collegio dos Nobres author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

Print version ISSN 0104-4036On-line version ISSN 1809-4465

Abstract

RODAS, Jhon Jairo Mosquera. Violência e conflito como elementos centrais para a deterioração do contexto educacional do Ensino Básico e Secundário nas instituições públicas de ensino. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2022, vol.30, n.115, pp.520-549.  Epub Apr 05, 2022. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-403620210002902801.

A pesquisa tem como objetivo analisar os fatores de violência e de conflito nas instituições de ensino para determinar os elementos centrais que permitem a deterioração do contexto educacional. A metodologia foca na análise das categorias de violência de conflito, juntamente com a aplicação da teoria do equilíbrio de Nash, como estratégia para definir o caminho ideal para enfrentar as dinâmicas que emergem nos contextos educacionais afetados. Pelo método, a pesquisa é mista (qualitativo-quantitativa), focada em um tipo de estudo descritivo correlacional, determinando quais são os elementos relacionados à deterioração institucional. Outra ferramenta empregada é a análise estatística descritiva, juntamente com o perception multicamada, como possibilidades para identificar esses fatores, de modo a apontar possíveis soluções para o problema da violência e conflito nas instituições de ensino. Os resultados estatísticos não mostram diferença quanto à percepção que os entrevistados têm de ambas as categorias, o que leva a apontar que existe um processo de normalização dos diferentes aspectos da violência, tanto na comunidade como nas instituições de ensino.

Keywords : Educação; Estratégia; Equilíbrio; Comunidade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )