SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38The ethical responsibility of answering what purpose school servesBordering senses and sensations: an education in displacements author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

TEDESCHI, Sirley Lizott  and  PAVAN, Ruth. Insurgências docentes no currículo e a produção do pensamento da diferença. Educ. Rev. [online]. 2022, vol.38, e84875.  Epub Nov 28, 2022. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/1984-0411.84875.

O artigo tem como objetivo mostrar que as reflexões/ações produzidas por professores/as no fazer pedagógico contribuem para a produção de um pensamento no currículo escolar além do claustro da representação. A análise é fruto de uma pesquisa realizada mediante entrevista semiestruturada com professores/as de uma escola pública estadual. A análise dos enunciados dos/as professores/as aproxima-se da perspectiva pós-estruturalista e mostra como as reflexões/ações produzidas por eles/as fazem surgir/insurgir um pensamento da diferença no currículo, na medida em que nos colocam de cara com os limites dos essencialismos e universalismos do pensamento representacional.

Keywords : pensamento representacional; currículo; diferença; escola.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )