SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38The construction of senses around the primary school in rural localities of cerro de san pedro, mexico (1926-1964)The mexican influence in the brazilian education: the cultural missions of education like model for the rural missions of education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

MELENDEZ, Rosa Elena Salazar. Entre montanhas e nogales: a história da escola primária rural “niños héroes” em pueblito, Santa María Del Río, México. Educ. Rev. [online]. 2022, vol.38, e84541.  Epub Aug 18, 2022. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/1984-0411.84541.

Neste artigo apresento o processo histórico da escola primária rural multisseriada “Niños Héroes”, localizada na cidade de El Pueblito, no município de Santa María del Río, San Luis Potosí, México, desde sua fundação (1933) até os dias atuais. Com o propósito de compreender como se constituiu seu percurso no tempo, em relação à construção das representações que alunos, professores e pais, em diferentes momentos. Para realizar esta investigação, com base em uma investigação documental e narrativa, recorri a arquivos locais, narrativas orais de alunos, professores e pais, e fotografias. Nesse sentido, principalmente pelo cruzamento de narrativas com documentos oficiais, esta contribuição amplia os horizontes da “criação” historiográfica e amplia o “ofício” do historiador, a partir da possibilidade de operar com fontes diversas, bem como de compreender histórias de vida de professores, narrativas biográficas e suas representações sobre a escola primária rural multisseriada “Niños Héroes”. Por fim, verifica-se que diante da proporção significativa do serviço educacional prestado pelas escolas multisseriadas à população rural infantil no México, e embora representem a única oportunidade de acesso à educação formal para muitos estudantes, este tipo de escola rural e os professores que lá trabalham, continuam invisíveis para a política educacional.

Keywords : Escola primária rural; Multigrade; México.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )