SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38Dialogues between the capital and the interior: singularities of rural teacher training in ParanáRural normalist teachers training with agricultural mentality in a brazilian federal technical school (1954-1961) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

SIQUEIRA, Maryluze Souza Santos  and  BARRETO, Raylane Andreza Dias Navarro. Estratégias e táticas na formação do professor primário rural em Sergipe (1946 - 1963). Educ. Rev. [online]. 2022, vol.38, e84495.  Epub Aug 18, 2022. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/1984-0411.84495.

A pesquisa da qual resulta este artigo teve o objetivo de compreender como se configurou a formação do professor primário rural em Sergipe no recorte temporal de 1946 a 1963. Para tanto foram utilizadas as pesquisas bibliográfica e documental aliadas à metodologia de História Oral para entrevistar nove professoras rurais sergipanas. Teoricamente operou-se com os conceitos de estratégia e tática como formulados por de Michel de Certeau (1996). Os resultados apontam que as estratégias governamentais e as táticas dos professores se apresentam como aspectos imprescindíveis para a compreensão da educação rural em Sergipe no período. Isto porque foi a partir dos Acordos de Cooperação Técnica estabelecidos entre o Brasil e os Estados Unidos, e das consequentes políticas nacionais e locais de educação para o meio rural, que foi possível entender como as estratégias do poder público são pensadas e operacionalizadas, e, ao ouvir as professoras relatarem suas representações acerca das práticas professorais, foi possível perceber suas táticas de formação e como elas estiveram atreladas a uma conjuntura que consorciou políticas educacionais, injunções políticas locais e disposição e disponibilidades pessoais.

Keywords : Formação de Professor Rural; Memória; Sergipe.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese | Spanish     · Spanish ( pdf ) | Portuguese ( pdf )