SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue69INCLUSION AND SCHOOL VIOLENCE: CONTRIBUTIONS FROM AN EMPIRICAL STUDY IN RIO DE JANEIROINNOVATIVE PRACTICES OF CONTINUING TEACHING TRAINING AND THE PLACE OF TECHNOLOGIES author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

Print version ISSN 0104-7043On-line version ISSN 2358-0194

Abstract

FERNANDES, Grazielli  and  DELL’AGLIO, Débora Dalbosco. MITOS SOBRE BULLYING: O QUE DIZ A CIÊNCIA?. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2023, vol.32, n.69, pp.187-201.  Epub Aug 17, 2023. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n69.p187-201.

Desde o século XIX, o bullying tem sido estudado em todo o mundo e, com o passar do tempo, sua nomenclatura e definições foram sofrendo modificações. Trata-se de um fenômeno social complexo, caracterizado por agressões intencionais e repetitivas, praticadas por uma pessoa ou um grupo contra uma ou mais vítimas com dificuldades de se defender. Ao mesmo tempo em que a comunidade científica tem se dedicado a estudar o bullying, há, no senso comum, muitos mitos que o minimizam e, por vezes, impedem a adoção de medidas para preveni-los. Assim, este ensaio teórico tem por objetivo analisar mitos em torno do fenômeno bullying, discutindo-os com base em estudos científicos sobre a temática. Reforça-se a necessidade de se implementar programas antibullying em todas as escolas, com investimento e interesse do poder público e da sociedade. Conclui-se que os mitos apenas reforçam estereótipos e impedem a adoção de medidas eficazes de prevenção.

Keywords : Ciência; Bullying; Mitos..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )