SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Is remote teaching not “teaching”?Education in human rights from the perspective of teachers in the public network of Rio de Janeiro author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

LOPES, Priscila  and  CARBINATTO, Michele Viviene. Princípios da pedagogia freiriana na extensão universitária em Ginástica para Todos. Rev. Bras. Educ. [online]. 2023, vol.28, e280008.  Epub Feb 10, 2023. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782023280008.

A dialética entre a prática e a reflexão baliza os princípios da pedagogia freiriana, envoltos pela politicidade e dialogicidade do ato educativo em diversos ambientes, como o ensino superior. Analisou-se como e quais premissas freirianas foram salutares no fazer pedagógico em ginástica pela perspectiva dos protagonistas em uma extensão universitária. De cunho qualitativo, utilizou-se como técnica para coleta de dados os diários de campo, os grupos focais e a análise documental. Para análise dos dados, utilizamos a análise temática. A validade e confiabilidade dos dados perpassou a triangulação. Vivenciou-se uma experiência de construção do conhecimento de forma crítica, coletiva, colaborativa e democrática, na qual a autonomia e a horizontalidade foram efetivadas, resultando em tomada de consciência e transformações sociais nos envolvidos e, portanto, adequada e relevante para as ações em Ginástica para Todos e seus reflexos na formação profissional.

Keywords : ginástica; esporte; Paulo Freire; formação humanizadora.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )