Revista Brasileira de Educação
Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X
Abstract
SOUSA, Maria do Carmo de and ZANON, Dulcimeire Aparecida Volante. A escola básica e a qualificação do trabalho de professores: desafios e perspectivas do mestrado profissional em Educação. Rev. Bras. Educ. [online]. 2023, vol.28, e280046. Epub May 23, 2023. ISSN 1809-449X. https://doi.org/10.1590/s1413-24782023280046.
Neste artigo, apresentamos um debate sobre a formação continuada de professores na modalidade mestrado profissional e, para tanto, delineamos a seguinte questão: há mesmo o necessário clamor de conversa implicada entre a escola básica e a qualificação do trabalho de professores? Para respondê-la, utilizamos informações advindas de um programa de pós-graduação profissional em Educação. As reflexões podem ajudar a entender esse contexto formativo no que diz respeito aos desafios e às perspectivas que permeiam a qualificação do trabalho docente, o desenvolvimento profissional, as demandas de pesquisas desenvolvidas pelos professores da educação básica e a parceria entre universidade e escola.
Keywords : mestrado profissional; universidade; escola básica.