SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29Dialogues between digital culture skills and scientific, critical, and creative thinking in the National Common Curricular BaseThe art-museum-education encounter and the invention of perennial spectators-pupils author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

CARVALHO, Maria João de. A Administração Educacional em Portugal em análise. Rev. Bras. Educ. [online]. 2024, vol.29, e290004.  Epub Feb 05, 2024. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782024290004.

Este trabalho de natureza reflexiva tem o propósito de realizar uma abordagem do estatuto epistemológico da Administração Educacional baseada nos principais contributos para a sua afirmação como disciplina autônoma, identificando alguns aspetos que dificultam e alavancam o seu entendimento como ciência. Realizamos uma abordagem a alguns aspetos explicativos para a recente biografia da designação de Administração Educacional, não deixando de identificar o modo como o conceito se estabelece em contexto português, e fazemos referência às suas dimensões técnica e política, dando conta da relação de dependência que entre elas se estabelece, muito embora existam perspetivas que enfatizam cada uma das dimensões em prejuízo da outra.

Keywords : Administração Educacional; Organização Escolar; Reforma do Sistema Educativo; Dimensão Técnica e Política.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )