SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28The intersection between gender and human rights Education in knowledge production (2015-2020)Distance education as an strategy to attract students after the reduction of fies offers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

Print version ISSN 1414-4077On-line version ISSN 1982-5765

Abstract

VIEIRA, André de Holanda Padilha; PAUL, Jean-Jacques  and  BARBOSA, Maria Ligia de Oliveira. A entrada dos egressos de licenciaturas da educação superior na docência. Avaliação (Campinas) [online]. 2023, vol.28, e023006.  Epub June 26, 2023. ISSN 1982-5765.  https://doi.org/10.1590/s1414-40772023000100006.

Este artigo analisa a relação entre as diferenças qualitativas na formação dos graduados dos cursos de licenciatura da educação superior e os resultados que os egressos obtêm no emprego formal no Brasil. Utilizamos os dados do Enade 2011 e RAIS 2014 para investigar dois tipos de resultados dos graduados no mundo do trabalho: (1) entrada no emprego formal; e (2) emprego na ocupação típica de docência. A análise indica desigualdades nos resultados por gênero, raça e, sobretudo, nível socioeconômico dos egressos, além de mostrar que as diferenças qualitativas na educação superior importam para o seu destino ocupacional.

Keywords : educação superior; formação docente; mercado de trabalho para docentes; educação básica; estratificação social.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )