SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Evaluation of efficiency of Brazilian federal universities: an approach through Data Envelopment AnalysisImpacts of the Quota Law on a Federal Higher Education Institution: research on student dropout author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

Print version ISSN 1414-4077On-line version ISSN 1982-5765

Abstract

SIQUEIRA, Elisabete Stradiotto; BINOTTO, Erlaine; CREMON, Thais  and  HERRERA, Pedro Vinícius Juchem. Credenciar-se ou não na pós-graduação: a percepção de docentes de uma instituição pública. Avaliação (Campinas) [online]. 2023, vol.28, e023019.  Epub Sep 13, 2023. ISSN 1982-5765.  https://doi.org/10.1590/s1414-40772023000100011.

O objetivo deste estudo foi identificar a percepção de servidores doutores em relação à sua atuação na pós-graduação articulada a fatores motivacionais, pessoais e organizacionais. Aplicou-se um questionário a 502 professores doutores de programas de pós-graduação de uma instituição pública de ensino superior, obtendo-se 113 respostas válidas. Analisaram-se os dados utilizando o software estatístico R. Os resultados indicaram que a vinculação à pós-graduação está ligada à dimensão afetiva, visto que gostar do que faz (motivacional) e o relacionamento com os alunos (organizacional) foram os fatores mais destacados. Quando questionados sobre o que os levaria a se descredenciar, destacou-se a dimensão individual nos aspectos relacionados à falta de realização pessoal com a atividade e ao adoecimento pessoal ou familiar. Também indicaram questões estruturais, embora não predominantes. A forte vinculação da motivação docente relacionada a fatores pessoais e motivacionais pode explicar por que, em condições adversas, esses profissionais optam por permanecer credenciados na pós-graduação.

Keywords : motivação; afetivo; precarização; professores; carreira.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )