SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.50The representations of the obligatory nature of secondary school uniforms in the Maranhão press (1894-1904)School withdrawal and dropout from the stakeholders’ perspective author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Pesquisa

Print version ISSN 1517-9702On-line version ISSN 1678-4634

Abstract

RICHIT, Adriana  and  LOSS, Adriana Salete. Aprendizagens profissionais de acadêmicos de licenciatura em pedagogia em estágio supervisionado. Educ. Pesqui. [online]. 2024, vol.50, e262812.  Epub Dec 31, 2024. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634202450262812por.

As aprendizagens profissionais têm interessado pesquisadores por constituírem uma das bases do desenvolvimento profissional de professores. Aprendizagens sobre o conteúdo curricular a ser ensinado, didática, valores e atitudes inerentes à profissão docente e aspectos da cultura profissional têm sido frequentemente associadas ao desenvolvimento profissional de professores. Um importante contexto de aprendizagens profissionais para futuros professores é o estágio supervisionado, concebido como contato direto com a profissão, de modo a refletir sobre as experiências teórico-práticas. Neste trabalho, dedicamo-nos a investigar, na perspectiva qualitativa e interpretativa de pesquisa, as aprendizagens profissionais de futuros professores dos anos iniciais do ensino fundamental. Para tanto, realizamos uma investigação[^3] com dez acadêmicas de um curso de licenciatura em pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Erechim, examinando as aprendizagens realizadas no âmbito do estágio supervisionado. O material empírico do estudo constitui-se das narrativas de dez estagiárias, produzidas nos encontros de partilha de experiências sobre a docência nos anos iniciais, assim como das produções textuais das acadêmicas, elaboradas durante o estágio. A análise evidenciou aprendizagens relacionadas à docência nos seguintes aspectos: planejamento do ensino, que caracterizou o processo reflexivo, sustentado teoricamente e ampliado temporalmente, de planejar percursos de aprendizagem para os alunos; desenvolvimento do ensino, concretizado na interseção entre os diversos elementos que produzem as condições para a realização do trabalho em sala de aula; e a dinâmica escolar, compreendida como contexto interativo, dinâmico, plural e plástico de concretização da docência.

Keywords : Aprendizagens profissionais de professores; Estágio supervisionado; Licenciatura em pedagogia; Anos iniciais do ensino fundamental.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )