SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.50School withdrawal and dropout from the stakeholders’ perspectiveMarket metaphysics, atomized subject, and corrosion of human training in Hayek’s neoliberalism author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Pesquisa

Print version ISSN 1517-9702On-line version ISSN 1678-4634

Abstract

GONCALVES, Teresa N. R.  and  ALVES, Mariana Gaio. Da interrupção à experimentação e transformação: formação pedagógica de professores do ensino superior em Portugal ,. Educ. Pesqui. [online]. 2024, vol.50, e268752.  Epub Feb 27, 2024. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634202450268752.

Neste artigo, apresentamos uma pesquisa que discute a pluralidade de significados que podem caracterizar a pedagogia e o trabalho docente no ensino superior, explorando os possíveis efeitos de uma modalidade específica de formação de professores de ensino superior em Portugal. Ao reconhecer que a pedagogia não pode ser entendida como uma questão meramente técnica, implicando uma reflexão mais geral e ampla sobre o ensino superior, entendemos a ação docente no seu sentido ético, político e estético, explorando o sentido (ou falta dele) do que acontece em educação em detrimento de uma visão explicativa e normativa. Na análise dos portfólios individuais desenvolvidos pelos formandos no decorrer do curso, identificamos dois eixos que foram se configurando como fundamentais para pensar a forma como a proposta de formação impactou nos seus participantes no que diz respeito às questões pedagógicas: movimentos de transformação ao nível das concepções e das práticas; e a criação de dinâmicas de experimentação tanto no âmbito da formação como no contexto das práticas desenvolvidas nas instituições e nos quotidianos profissionais de cada um dos participantes. Cabe destacar que um dos aspectos mais interessantes da leitura e análise dos exercícios de escrita presentes nos portfólios reside, precisamente, na possibilidade de acompanhar esses movimentos de transformação e experimentação, e ainda o modo como a partir deles se constitui um espaço de estudo coletivo, uma comunidade de estudo. A partir da análise dos dois eixos referidos, damos conta da forma como essa dimensão coletiva da proposta de formação emerge dos relatos dos seus participantes.

Keywords : Práticas pedagógicas; Formação docente; Ensino superior; Professores.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )