Educação, Formação e Tecnologias
On-line version ISSN 1646-933X
Abstract
MARQUES, Cidália and REIS, Pedro Rocha dos. E-Portefólios no 1º ciclo do ensino básico: estratégia de promoção e certificação de competências. Educ. Form. Tecnol. [online]. 2009, vol.02, n.02, pp.58-66. ISSN 1646-933X.
Durante os últimos anos tem-se verificado um interesse crescente pela utilização de e-portefólios em contexto educativo, em resultado das potencialidades que lhes são atribuídas na promoção e avaliação de competências. Esta investigação interpretativa, de tipo qualitativo, pretendeu estudar as potencialidades e limitações da utilização de portefólios electrónicos em escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico e propor modelos de e-portefólios adequados à realidade deste nível de ensino. Procedeu-se: 1) à análise global dos e-portefólios produzidos no Distrito de Santarém no âmbito do Projecto CBTIC@EB1 - Projecto de Competências Básicas em TIC - durante o ano lectivo de 2005-2006; e 2) à construção de três estudos de caso, onde se analisa e discute a forma como professores, alunos e monitores se envolveram na dinamização de e-portefólios. Com base nos resultados obtidos, procedeu-se à concepção de dois modelos de e-portefólio que procuram adequar-se à realidade específica das escolas do 1º Ciclo portuguesas, potenciando as vantagens educativas desta metodologia e ultrapassando as dificuldades detectadas no estudo empírico prévio.
Keywords : Certificação de Competências; E-Portefólios; Portabilidade; Reflexão.