SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issueNUMEROESPECIALMotivação e criatividade em matemática: um estudo comparativo entre alunas e alunos de ensino médioAvaliação da autoeficácia acadêmica em alunos da educação de jovens e adultos author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

POCINHO, Margarida. Motivação para aprender: validação dum programa de estratégias para adolescentes com insucesso escolar. ETD [online]. 2009, vol.10, n.numeroespecial, pp.168-186. ISSN 1676-2592.

Este artigo apresenta a concepção e validação dum Programa de estratégias de motivação para a aprendizagem para adolescentes com insucesso escolar. Trata-se duma pesquisa quasi-experimental, com pré e pós-teste, grupos de controle (GC) e experimental (GE), na faixa etária dos 14-15 anos a frequentar o 9º ano de escolaridade. Avaliou-se o efeito do programa na auto-estima, atribuições causais de sucesso, hábitos de estudo, rendimento escolar e opiniões dos professores. O programa inclui também perfis de interesses profissionais dos alunos. Inclui ainda perfis dos professores que melhor podem motivar os alunos para aprender, tendo em conta as variáveis acima descritas. O GE (n=110) melhorou significativamente comparativamente ao GC (n=99) indicando que o Programa traz benefícios em termos de motivação para aprender escolares e, consequentemente, benefícios em termos de sucesso académico e pessoal, nomeadamente, aos estudantes portugueses com insucesso escolar.

Keywords : Motivação; Aprendizagem; Insucesso Escolar.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )