SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21Integration of ICT into the Curriculum: the technology perspectives present in the official documents of the Santa Catarina policyStudy of Maker Culture at School author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

ALMEIDA, Luane da Silva Gomes; SABOTA, Barbra  and  RODRIGUES, Olira Saraiva. O letramento multimodal na aprendizagem do gênero crônica: uma possibilidade de mediação pedagógica. e-Curriculum [online]. 2023, vol.21, e61105.  Epub Nov 13, 2023. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e61105.

Neste artigo abordamos a produção multimodal de crônicas por alunos/as do nono ano do Ensino Fundamental durante o período de ensino remoto causado pela pandemia de Covid-19 sob a perspectiva dos multiletramentos e do letramento crítico. No estudo, refletimos sobre a mediação pedagógica docente facilitada por tecnologias digitais, analisamos como o aplicativo Book Creator favorece editar e compartilhar textos multimodais. Na sequência, discutimos os textos produzidos no aplicativo sob premissas da abordagem qualitativa interpretativista. Depreendemos que mudanças nas práticas sociais demandam novas práxis pedagógicas, implicando transformações no currículo para que contemple políticas linguísticas de enfrentamento das desigualdades e injustiças visando o desenvolvimento da cidadania crítica e promovendo uma educação linguística socialmente relevante.

Keywords : letramento multimodal; aplicativo Book Creator; práxis pedagógica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )