SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21The High School Reform and the Platformization of Education: expansion of privatization and standardization of pedagogical processesNew Secondary Education: scientific content on the network in teaching and learning processes in the Connect Project author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

ROCHA, Telma Brito; BRANDAO, Cleyton Williams Golveia da Silva  and  SOUZA, Leny Mara Cerqueira de. Fake News e Currículo: Percepções dos Professores de Língua Portuguesa do Território de Identidade Vale do Jiquiriçá/Bahia. e-Curriculum [online]. 2023, vol.21, e61394.  Epub Nov 13, 2023. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e61394.

Este artigo analisou percepções sobre fake news de professores de Língua Portuguesa da Rede Estadual de Educação do Vale do Jiquiriçá/Bahia, uma vez que as notícias falsas surgem como recurso de conflagração de uma guerra informacional e se tornam uma ferramenta por meio da qual se observa um processo de desinformação proposital da sociedade. Objetivou-se conhecer a compreensão dos docentes sobre fake news, avaliar se e como as fake news são discutidas na escola, verificar estratégias curriculares e pedagógicas usadas pelos educadores na discussão da temática. Operou-se uma abordagem qualitativa e quantitativa, adotando como instrumento de coleta de dados um questionário misto on-line. Nos resultados, identificamos docentes com entendimentos equivocados acerca das fake news e utilização de meios limitantes na checagem de fatos, bem como êxitos importantes na abordagem curricular.

Keywords : fake news; educação básica; estratégias curriculares; professores de língua portuguesa.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )