SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21The Regional and International Contexts and History Teaching in the Amazon Mediated by Socio-digital NetworksOnline Education in Researcher Formation in the Stricto Sensu PostGraduate: an experience with the production of video-research author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

PAES, Carlos Eduardo de Barros  and  CAMPOS, Karlene do Socorro da Rocha. Aprendizagem em Equipamentos Computacionais de Baixo Custo em Cursos de Graduação: Percepção dos Estudantes em Aulas Remotas. e-Curriculum [online]. 2023, vol.21, e61647.  Epub Nov 13, 2023. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e61647.

Neste artigo, descrevemos o uso técnico e pedagógico do Raspberry Pi e do smartphone em atividades remotas entre alunos graduandos. Trata-se da primeira etapa de um estudo de caso que visa a contribuir para a ampliação da inclusão digital no contexto educacional, considerando-se não apenas o acesso a equipamentos e recursos tecnológicos, mas também a atuação discente na construção de conhecimento por meio deles. A pesquisa é de natureza quali-quantitativa, norteada pela visão vigotskyana sobre a importância dos instrumentos na relação entre homem e realidade, bem como por estudos sobre tecnologias digitais na educação e sobre educação equitativa. Os dados revelam que tanto o Raspberry Pi quanto o smartphone são promissores, capazes de motivar os estudantes no processo de aprendizagem e promover sua inclusão em atividades propostas nos componentes curriculares de seus respectivos cursos.

Keywords : tecnologia educacional; educação equitativa; inclusão digital; Raspberry Pi; smartphone.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )