SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21Narrative crafts: conversations between curriculum and teacher trainingSchool Curriculum and Teaching: Spaces and Reports on Human Finitude and Existential Anguish author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

FERREIRA, Sabrina Mendonça  and  GOUVEA, Tânia da Costa. A vida grafada nas asas invisíveis da docência: memória, afetos e experiências formativas na produção de currículos. e-Curriculum [online]. 2023, vol.21, e59664.  Epub June 30, 2023. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e59664.

O artigo coloca-se epistemologicamente em defesa do campo das pesquisas com os cotidianos e tem por objetivo desinvisibilizar possibilidades formativas em produções curriculares de múltiplas grafias que se entrelaçam em vidas por meio de narrativas em conversas entre docentes na vivência da escola básica pública. As pesquisas apontam para a potência dos encontros (GARCIA, 2015) como lugar de produção e sinalizam pistas na ampliação de sentidos que circulam diferentemente em duas instituições educacionais do estado do Rio de Janeiro, mostrando a complexidade envolvida em compreensões da profissão docente. O uso de narrativas de experiências como metodologia mobilizou memórias e afetos e ampliou possibilidades de significação no enfrentamento de desigualdades, no fortalecimento político e autoral docente e no reconhecimento da importância da produção curricular nos cotidianos docentes.

Keywords : docência; grafias; cotidianos; produções curriculares.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )