Revista e-Curriculum
On-line version ISSN 1809-3876
Abstract
SAMPAIO, Schirley Silva and RODRIGUES, José Roberto Gomes. Programa de Educação Integral (Proei) na Bahia: um Estudo de Caso na Cidade de Juazeiro. e-Curriculum [online]. 2023, vol.21, e50870. Epub June 30, 2023. ISSN 1809-3876. https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e50870.
Este artigo é o resultado de pesquisa sobre o Programa de Educação Integral em uma instituição escolar do ensino médio, na cidade de Juazeiro, cujo propósito foi compreender como acontece a educação em tempo integral para verificar assertivas, possibilidades e desafios. Para tanto, foram consultados Cavaliere (2010); Manacorda (2017); Teixeira (1959); Yus (2002), entre outros. Trata-se de um estudo de caso em uma abordagem qualitativa, que fez uso da análise documental; observação sistemática e assistemática; entrevistas semiestruturadas com professores e questionário com alunos do 3º ano do ensino médio integral, durante trinta dias, no período de fevereiro a março de 2020. Os resultados revelam as contradições entre concepções de educação integral e o Programa; uma estrutura física que não contribui para aulas com vivências práticas; e uma política educacional com metas que visam melhores resultados em exames.
Keywords : educação em tempo integral; educação integral; exames e resultados.