SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21Non Excludent Universalization and Inclusive Individualization: Curricular Debates Regarding DUA and PEI for Scholar InclusionDidactic Materials for the Teaching of History in Public Schools in the Region of São Joaquim da Barra/SP: the Teaching Handout Systems vs. Textbook author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

MARTINELLI, Núbia Rosa Baquini da Silva  and  RITTER, Jaqueline. Método experimental e procedimentos científicos como conteúdos no ensino fundamental: uma construção curricular possível. e-Curriculum [online]. 2023, vol.21, e56100.  Epub Aug 15, 2023. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e56100.

Apresenta-se extrato de pesquisa-ação desenvolvida em aulas de Ciências, do Ensino Fundamental, na qual a professora torna-se pesquisadora da própria prática, efetivando produção curricular, que supera o ensino instrucional, considerando as motivações dos estudantes na relação com as mediações docentes como possibilidades de aprender e ensinar. Para a análise, utiliza-se um dispositivo analítico adequado à teoria bakhtiniana das interações discursivas. A linguagem mediadora, estruturante do pensamento materializa-se nas construções conceituais do-discentes, organizadas em forma de Temas de Enunciação que são os resultados dos movimentos de ensinar e aprender empreendidos e analisados. Os temas são: Sistematização de procedimentos e erro experimental e; Formulação de hipóteses, Inferência e Representatividade.

Keywords : produção curricular; significação conceitual; mediação; linguagem; conceitos científicos.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )