Revista e-Curriculum
On-line version ISSN 1809-3876
Abstract
ESCALIANTE, Lucas Caniati; GARBIN, Mônica Cristina; SANTOS, Rafael Alberto Alves dos and MARQUES, Daniel Ballester. O Espectro TPACK na Interação de Cursos Superiores a Distância. e-Curriculum [online]. 2023, vol.21, e55515. Epub Aug 15, 2023. ISSN 1809-3876. https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e55515.
Na educação a distância, a mediação pedagógica ocorre por meio de diversas tecnologias. Nesse contexto, as lives apresentam-se como um recurso que possibilita a melhor simulação de uma situação dialógica semelhante à da sala de aula. Com base na experiência da Universidade Virtual do Estado de São Paulo, este trabalho propõe compreender a relação entre a expectativa dos alunos com as ofertas das lives e as estratégias dos facilitadores para tornar essa ferramenta relevante no processo de aprendizagem. A partir dos dados obtidos analisados quantitativamente, notou-se a necessidade da combinação de práticas, ação pedagógica e uso das tecnologias mais adequadas considerando o conteúdo e o conhecimento que se quer construir, corroborando a adoção do paradigma TPACK.
Keywords : ensino superior; educação a distância; webconferência; TPACK.