SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21The use of active digital games (AVGs) for the development of children's motor skills in the school contextCurriculum and interdisciplinarity in the Brazilian Amazon: author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

VORPAGEL, Fernanda Seidel  and  COUSIN, Cláudia da Silva. Narrativa (auto)biográfica:. e-Curriculum [online]. 2023, vol.21, e58986.  Epub Feb 26, 2024. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e58986.

Apresenta-se uma escrita reflexiva (auto)biográfica acerca de experiências formativas da professora pesquisadora e educadora ambiental, como estratégia para a interpretação e emergência de sentidos pedagógicos do ser professor(a). Como a escrita (auto)biográfica contribui para a compreensão das experiências fundantes no processo formativo da professora-educadora ambiental? A narrativa está centrada num cenário de Pesquisa-Formação e fundamentada no método fenomenológico-hermenêutico, em atenção às quatro categorias estruturantes para a reflexão do processo de investigação: espacialidade; corporeidade; temporalidade e relacionalidade (Van Manen, 2003). Compreende-se que a experiência pode vir a constituir diferentes signos e significados, atribuídos pela subjetividade do sujeito, de acordo com a circunstancialidade socioambiental do momento vivido.

Keywords : (auto)biografia; educação ambiental; experiência vivida; formação de professores; reflexão.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )