SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21Curriculum and interdisciplinarity in the Brazilian Amazon:Disciplining chairs and undisciplined curricula: author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

ARCAS, Begoña Rumbo  and  VAZQUEZ, Ara Sol Romero. Pessoas Sem-Teto:. e-Curriculum [online]. 2023, vol.21, e59563.  Epub Feb 26, 2024. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e59563.

Este trabalho busca abordar a realidade do fenômeno social dos sem-teto dende a perspectiva da Educação Social, como resultado da aporofobia exercida estruturalmente em todas as áreas sociais. A pesquisa tem como objetivo dar voz a quatro pessoas em situação de sem-teto. Para isso utilizamos uma metodologia qualitativa de orientação etnográfica e participativa, utilizando entrevistas individuais semiestrusas. A análise conversacional informa que situações de exclusão residencial são resultado de um processo em que intervêm a precariedade e trabalho temporário, colapsos familiares e sociais, falha escolar e situações burocráticas derivadas da política de emigração. As conclusões do estudo contribuem para quebrar o estigma social em relação a esse grupo, verificando que o caminho para a exclusão residencial é tão heterogêneo quanto suas circunstâncias sociais, culturais e econômicas.

Keywords : inclusão social; meio desfavorecido; educação social; sen-teto; pobreza.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )