SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17Retrospective of 30 years of high-stakes assessment in Chile: the need for a paradigm shiftStandardized evaluations. Critiques and counterpoints to hegemonic logics based on a recent experience in the province of Buenos Aires author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Jornal de Políticas Educacionais

On-line version ISSN 1981-1969

Abstract

SALSAMENDI, Gabriela  and  PERI, Andrés. Não pesando muito, a vaca engorda. Reflexões sobre a avaliação educacional em um país pecuarista como o Uruguai. J. Pol. Educ-s [online]. 2023, vol.17, e92180.  Epub Apr 08, 2024. ISSN 1981-1969.  https://doi.org/10.5380/jpe.v17i0.92180.

Este artigo apresenta os principais marcos constitutivos do sistema de avaliação atual no Uruguai, em diálogo com uma visão de avaliação que mostra a dissociação entre o número de medições e a melhoria da aprendizagem. A primeira seção descreve a evolução do sistema de avaliação, a sua passagem do papel para a aplicação online e a sua transição para uma avaliação de aprendizagem e não de aprendizagem. Em seguida, discute-se essa tensão entre os modelos de avaliação e explica-se por que o Uruguai se voltou para as avaliações formativas online. Na segunda seção, são indicadas as principais características das avaliações atualmente disponíveis para os professores do ensino básico, as suas vantagens e limitações. Em seguida, é exposta uma série de argumentos em relação ao número de avaliações que são realizadas anualmente e como isso não tem impactado na melhoria dos resultados de aprendizagem. Por fim, são apontados desafios futuros e apresentada uma linha de trabalho com foco em avaliações adaptativas de aplicação autônoma que devolvam informações aos centros educacionais para reflexão, análise e planejamento das turmas de ensino. Lá, são apontados os desafios - e também as vantagens e riscos - de se ter esse tipo de ferramenta.

Keywords : Avaliação; Aprendizado; Formativa.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )