SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 issue1Possibilities and challenges of researching with children during the pandemicSchool and educational psychology in central-western Brazil: an analysis of the papers presented at the regional ANPEd between the years 2014 and 2022 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação

Print version ISSN 0101-465XOn-line version ISSN 1981-2582

Abstract

SCAPIN, Gislei José  and  FERREIRA, Liliana Soares. A pandemia e a crise estrutural do capital: implicações no trabalho dos professores. Educação. Porto Alegre [online]. 2023, vol.46, n.1, e-43680.  Epub Nov 10, 2023. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2023.1.43680.

O corrente texto tematiza, contextualiza e problematiza a situação do trabalho dos professores – entendido como pedagógico – no contexto da crise pandêmica, situado no quadro de crise capitalista e de reestruturação do mundo do trabalho. De cunho teórico-descritivo, apresenta elementos para apropriação do tema, organizando-se em momentos distintos, mas interconectados, a saber: compreende-se o conceito de “crise” em sua forma genérica; situa-se a crise pandêmica na centralidade da crise capitalista, como uma de suas expressões, desnaturalizando as causas dos fenômenos; e, por fim, aborda-se a reestruturação do mundo do trabalho, agravada pelas circunstâncias da pandemia e discute-se sobre o trabalho dos professores nessa conjuntura, com ênfase na problematização sobre as implicações em sua dimensão pedagógica.

Keywords : trabalho; pedagógico; professores; crise; covid-19.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )