SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue66Socio-relational experiences as mobilizers of the subjectivity of students with intellectual disabilitiesTeaching-service-community integration from the perspective of Primary Health Care professionals author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação: Teoria e Prática

Print version ISSN 1993-2010On-line version ISSN 1981-8106

Abstract

ECHES, Elisabete Cristina Pereira. As pesquisas sobre inclusão de estudantes com deficiência visual no ensino superior. Educ. Teoria Prática [online]. 2023, vol.33, n.66, e13.  Epub Dec 31, 2023. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.v33.n.66.s16535.

Este artigo é parte das pesquisas de um curso de Mestrado em Educação. Objetiva estudar dissertações, teses e artigos científicos brasileiros sobre a Inclusão de Estudantes com Deficiência Visual no Ensino Superior. A base teórica desta pesquisa é o Materialismo Histórico de Karl Marx e Friedrich Engels. As buscas foram feitas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, na Biblioteca Scielo, no Portal de Periódicos da CAPES, na Revista Educação Especial da Universidade Santa Maria, na Revista Brasileira de Educação Especial e Grupos de Trabalho (GT’s) da ANPEd relacionados ao Ensino Superior e à Educação Especial. A pesquisa retornou 318 teses e dissertações, além de 263 artigos. Contudo, apenas 28 teses e dissertações e 16 artigos estavam dentro do tema estudado. Conclui-se que existem poucas pesquisas no tema, também se verifica que algumas instituições têm atendido as demandas dos estudantes com Deficiência Visual que estão na Educação Superior, entretanto, outras não prestam esse atendimento, ou não o fazem de modo adequado.

Keywords : Aluno com Deficiência; Deficiências da Visão; Ensino Superior.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )