SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue66Reading proposals in classroom by Elementary School teachersCase study of the educational practice of the agricultural family school of Cachoeiro de Itapemirim/ES author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação: Teoria e Prática

Print version ISSN 1993-2010On-line version ISSN 1981-8106

Abstract

PEREIRA JUNIOR, Marcus Vinicius de Paula; TEIXEIRA, Filomena  and  RODRIGUES, Ana Alexandra Valente. Género e sexualidade em escolas: revisão integrativa de instrumentos de recolha de dados em investigações. Educ. Teoria Prática [online]. 2023, vol.33, n.66, e21.  Epub Dec 31, 2023. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.v33.n.66.s17347.

As escolas, por meio de seus participantes, reproduzem comportamentos que resultam de múltiplas perceções sobre variadas questões sociais e são o local onde, no contexto das relações de género e sexualidade, têm sido desenvolvidas investigações para averiguar a manutenção das normatividades estruturais nesses espaços. Assim, questiona-se: no âmbito de investigações sobre género e sexualidade nas escolas, que instrumentos de recolha de dados vêm sendo utilizados para analisar as perceções dos/das participantes escolares sobre o tema? Objetivou-se, portanto, o desenvolvimento de uma revisão integrativa que destaque os instrumentos de recolha de dados usados em investigações sobre relações de género e sexualidade no ambiente escolar. Procedeu-se à pesquisa de artigos com foco na relação entre género, sexualidade e escola, com destaque aos instrumentos de recolha de dados. Pela análise de conteúdo do corpus documental concluiu-se ser quase consensual a escolha de certos instrumentos de recolha de dados, com os estudos restringindo-se praticamente a perceções de estudantes e carecendo de informações sobre outros participantes escolares. Alerta-se, assim, para a premência de se ampliarem as estratégias de investigação dessas relações, pensando-se, por exemplo, nas perceções de docentes sobre o tema.

Keywords : Gênero e sexualidade; Escola; Instrumentos; Revisão integrativa.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )