Revista Teias
Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305
Abstract
MARGOTTI, Gláucia Guarezi and PANDINI-SIMIANO, Luciane. LER COM BEBÊS: narrativas sobre docência e as interações das crianças com o livro na creche. Revista Teias [online]. 2023, vol.24, n.75, pp.306-319. Epub Dec 26, 2023. ISSN 1982-0305. https://doi.org/10.12957/teias.2023.65481.
O texto tem por foco analisar o que contam as documentações pedagógicas sobre a ação docente e as interações das crianças bem pequenas, desde bebês, com o objeto livro na creche. A pesquisa, desenvolvida em uma perspectiva qualitativa, foi realizada no âmbito do mestrado em educação em uma universidade do sul do estado de Santa Catarina. Teve como sujeitos quatro professoras e uma gestora que atuam na educação infantil. A observação participante, registros escritos, audiovisuais, as cartas, as documentações, e, sobretudo, o estar junto e com as professoras foram os instrumentos de pesquisa. A partir do diálogo entre diferentes autores, Benjamin, Rinaldi, Debus e Gonçalves, Pandini-Simiano, destaca-se nas documentações que no encontro dos bebês com os livros, eles fazem suas leituras com o corpo por meio de todos os sentidos. Embora haja um esforço das professoras em possibilitar o acesso das crianças aos livros, ainda se evidenciam traços de uma ação docente diretiva, mais centrada no adulto. O gesto de documentar, revisitar e narrar permite à professora reconhecer, valorar e redimensionar a ação docente, construindo um outro olhar sobre os bebês, os livros e a especificidade da docência na educação infantil.
Keywords : educação infantil; bebês; docência; livros..