SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue76“ACCEPTING MYSELF AS A HOMOSEXUAL WAS THE MOST DIFFICULT CROSSING OF MY LIFE”: the identity constitution of the LGBT+ body-territoryTHE LITTLE CURUMINS: the state of knowledge of scientific production on indigenous children author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

TEIXEIRA, Alessandra Falcão  and  ALMEIDA, Cecília de Fátima Castelo Branco Rangel de. PRÁTICAS COTIDIANAS E A CRITICIDADE DOS POVOS ORIGINÁRIOS: integração à luz de Paulo Freire. Revista Teias [online]. 2024, vol.25, n.76, pp.28-41.  Epub Mar 07, 2024. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2024.74339.

Este artigo é parte de uma pesquisa de doutorado em educação que buscou conhecer como indígenas nordestinos recepcionam o processo educacional ofertado nas graduações, uma vez que a universidade não foi idealizada para as minorias. Para tanto, investigaram-se as práticas cotidianas utilizadas por um grupo de indígenas dos cursos de ciências biológicas, zootecnia, licenciatura em educação do campo, engenharia de pesca, pedagogia, educação física, engenharia agronômica e licenciatura em história. A metodologia aplicada teve natureza quantitativa, baseou-se num estudo de caso por meio de entrevistas, observações e questionários. A interpretação dos dados tem perspectiva de análise temática de Bardin. O objetivo deste trabalho é apresentar os resultados obtidos por meio de entrevistas e questionários. Com aporte teórico em Michel de Certeau e em Paulo Freire, chegou-se à conclusão de que as práticas cotidianas e a consciência crítica do processo histórico que vivenciam auxiliam discentes indígenas na integração à universidade.

Keywords : indígenas; práticas cotidianas; criticidade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )