SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue76HISTORY, CAPITALISM AND CLIMATE CHANGES: reflections from Before the Flood documentaryWHAT PLACE DOES INTERCULTURALITY OCCUPY IN TEACHER TRAINING? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

ALMEIDA, Jefferson Pereira de  and  MATOS, Sônia Regina da Luz. AINDA SOBRE EDUCAÇÃO: do grito de uma só boca. Revista Teias [online]. 2024, vol.25, n.76, pp.100-111.  Epub Mar 07, 2024. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2024.78297.

Partindo da cena de Zaratustra, que sugere a unidade e a identidade que podem restar na aparência de multiplicidade, e resultante de experimentação desenvolvida em projeto de doutorado em curso, o artigo apresenta apontamentos filosóficos cujo objetivo é realizar a deriva acerca da sobrevida dos elementos teológicos e metafísicos nos projetos pedagógicos contemporâneos. Sendo assim, com a leitura de Friedrich Nietzsche e de alguns autores do pensamento contemporâneo, o texto investe sobre os vestígios teológicos, mostrando sua permanência e sua atualização na instrumentalização da educação pela economia. O percurso traçado também efetua sua deriva pelos usos da aprendizagem, seu papel de apêndice aos critérios econômicos, supõe o tensionamento constitutivo de forças, ao mesmo tempo que diagnostica o triunfo das forças reativas. No entanto, requerendo sua contrapartida, a escritura deixa rastros daquilo que poderia escapar ao retorno do idêntico. Como antídoto à insistente permanência que se atualiza, atendo-se aos riscos sugeridos pela cena de Zaratustra em que a voz única se oculta na fisionomia e na aparência de diversas vozes, indica-se a abertura da educação aos vocabulários para os quais multiplicidade e diferença são termos incontornáveis.

Keywords : filosofia; metafísica; economia.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )