SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue76TEACHING IN WRITING-READING: cartography of an animal style(DE)VALUATION OF SCHOOL PHYSICAL EDUCATION IN THE COUNTRYSIDE OF AMAZONAS: notes on teachers’ imaginaries author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

LIMA JUNIOR, Afonso Barbosa de  and  AZEREDO, Maria Alves de. CONHECIMENTO CURRICULAR DA GEOMETRIA: um estudo com professores dos anos iniciais. Revista Teias [online]. 2024, vol.25, n.76, pp.167-180.  Epub Mar 07, 2024. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2024.80128.

Este artigo aborda o ensino de matemática, especificamente, o eixo temático geometria. Tem como objetivo discutir o conhecimento curricular da geometria apresentado por professores dos anos iniciais. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa empírica, de caráter qualitativo, realizada com 37 professores dos anos iniciais, cuja interpretação dos dados se baseou nas técnicas de análise de conteúdo. Como resultado, apontou-se para questões importantes sobre o quê, quando e por que ensinar geometria nos anos iniciais de escolarização. Os professores sinalizaram diferentes razões para o ensino da geometria, tais como: a presença do conteúdo geométrico no cotidiano, o desenvolvimento do pensamento geométrico e a apropriação de noções de localização e deslocamento no espaço. Os dados mostraram que o ensino das figuras geométricas emerge como principal conteúdo abordado em sala de aula. Além disso, os professores não demonstraram trabalhar com plantas baixas, croquis e noções de lateralidade (esquerda e direita), o que pode indicar fragilidades no ensino da geometria.

Keywords : conhecimento curricular; geometria; ensino de matemática; anos iniciais.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )