SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue1Astronomy Education: Contributions of a teacher training course in a non‑formal learning spaceLearning materials that promote the inclusion of students with visual impairments: Practical seminars on healing process author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Eletrônica de Educação

On-line version ISSN 1982-7199

Abstract

CRIZEL, Ana Paula; RODRIGUES, Aline  and  MUNHOZ, Angélica Vier. Estágio de docência: a arte como intercessora na experimentação de outras maneiras de pensar. Rev. Elet. Educ. [online]. 2016, vol.10, n.1, pp.249-260. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271991250.

Este texto relata a experiência do estágio de docência no Ensino Superior do Mestrado em Ensino do Centro Universitário UNIVATES, Brasil, que ocorreu no primeiro semestre de 2014 no curso de Pedagogia da instituição. As autoras aproximam-se da arte como importante intercessora, provocando movimentos para pensar o currículo e os discursos em educação e ensino. A arte que se misturou aos conteúdos de estudo das disciplinas Estudos do Currículo e Diferenças e Multiplicidades é aquela vivida por Nietzsche, uma arte imanente à vida, que não possui compromissos com o belo e o feio, com métodos e técnicas; uma arte que promove encontros sensíveis e potencializa a vida. Na primeira seção, apresenta-se a matéria que movimenta este artigo: dois estágios que possuem em comum um curso - o de Pedagogia - e um intercessor - a arte. A compreensão de arte operada pelos autores que percorrem o território da Filosofia da Diferença é desenvolvida na segunda seção. O terceiro momento deste artigo divide-se em duas partes, pois apresenta as experimentações desenvolvidas em cada um dos estágios curriculares.

Keywords : Arte; Pedagogia; Ensino; Movimento.

        · abstract in Portuguese     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )