Revista Eletrônica de Educação
On-line version ISSN 1982-7199
Abstract
OLIVEIRA, Flávia Márcia; SILVA, Jéssica Paloma Rosa; JESUS, Camila Dantas de and ALMEIDA, Simone de. Material didático para inclusão de estudantes com deficiência visual nas aulas práticas sobre o processo de cicatrização. Rev. Elet. Educ. [online]. 2016, vol.10, n.1, pp.273-287. ISSN 1982-7199. https://doi.org/10.14244/198271991216.
As pessoas com deficiência visual podem se beneficiar do processo de aprendizagem, de forma diferencial, por meio da utilização de estímulos e ativação de canais sensoriais diversos e da organização metamodal do sistema nervoso. O presente trabalho consiste em apresentar o processo de construção de um material didático para a inclusão de estudantes com deficiência visual nas aulas práticas sobre o processo de cicatrização. A elaboração do material didático foi sistematizada em etapas caracterizadas pela seleção dos recursos e materiais; seleção das estruturas e processos fundamentais a serem traduzidos da estimulação luminosa para mecânica; padronização dos componentes a serem estudados; dinâmica para a utilização do material e avaliação a curto, médio e longo prazo. Optou-se pela representação do processo de cicatrização em modelos didáticos confeccionados com papel Paraná como base e materiais diversos para estimulação do tato discriminativo considerando os aspectos do relevo, textura, tamanho e distância adequados. Concluiu-se que o recurso didático produzido despertou motivação, mobilizou estruturas cognitivas para compreensão tátil e possibilitou a construção de um mecanismo mental do conteúdo gerando, inclusive, memória a curto, médio e longo prazo. Os impactos que a introdução do material exerceu no estudante não foi apenas na “aquisição” de conteúdos e notas, mas também na promoção da resiliência. Portanto, a inclusão, considerando este conteúdo da microscopia, foi efetiva.
Keywords : Recursos Didáticos; Deficiência Visual; Microscopia; Cicatrização.