Revista Eletrônica de Educação
On-line version ISSN 1982-7199
Abstract
CIRIACO, Klinger Teodoro and MORELATTI, Maria Raquel Miotto. Problemas experienciados por professoras iniciantes em aulas de matemática. Rev. Elet. Educ. [online]. 2016, vol.10, n.3, pp.267-280. ISSN 1982-7199. https://doi.org/10.14244/198271991719.
Este artigo tem como objetivo perceber dificuldades experienciadas por professoras iniciantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental no trabalho com Matemática. Pretende, também, identificar características da formação inicial com influência na aquisição dos conhecimentos e saberes necessários à docência. A metodologia é qualitativa de caráter descritivo-analítico. Relatamos narrativas de duas professoras sobre os desafios do aprender a ensinar Matemática em seus primeiros anos de carreira, decorrentes de uma entrevista semiestruturada. Os resultados mostram que existem problemas em relação ao conhecimento matemático no decorrer do curso de formação inicial, dado que, muitas vezes os programas descrevem uma formação centrada em procedimentos metodológicos e sem atender a questões conceituais necessárias à prática pedagógica, o que pode originar desafios na fase de iniciação profissional.
Keywords : Formação inicial; Curso de pedagogia; Início da docência; Conteúdos matemáticos.