SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue3Media and education: The ophidians behind the cameras - reptiles or monsters?The curriculum tendencies in music education: uncertainty and permanency in a eternal present author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Eletrônica de Educação

On-line version ISSN 1982-7199

Abstract

CIRIACO, Klinger Teodoro  and  MORELATTI, Maria Raquel Miotto. Problemas experienciados por professoras iniciantes em aulas de matemática. Rev. Elet. Educ. [online]. 2016, vol.10, n.3, pp.267-280. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271991719.

Este artigo tem como objetivo perceber dificuldades experienciadas por professoras iniciantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental no trabalho com Matemática. Pretende, também, identificar características da formação inicial com influência na aquisição dos conhecimentos e saberes necessários à docência. A metodologia é qualitativa de caráter descritivo-analítico. Relatamos narrativas de duas professoras sobre os desafios do aprender a ensinar Matemática em seus primeiros anos de carreira, decorrentes de uma entrevista semiestruturada. Os resultados mostram que existem problemas em relação ao conhecimento matemático no decorrer do curso de formação inicial, dado que, muitas vezes os programas descrevem uma formação centrada em procedimentos metodológicos e sem atender a questões conceituais necessárias à prática pedagógica, o que pode originar desafios na fase de iniciação profissional.

Keywords : Formação inicial; Curso de pedagogia; Início da docência; Conteúdos matemáticos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )