SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21“We are nationalizing!”: the schools of the Lutheran Church - Missouri Synod in Rio Grande do Sul and the Nationalization Campaign of the Teaching of the New StateThe political repositioning of the Baron of Abiahy in the educational debates of the end of the Empire and beginning of the Republic author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de História da Educação

On-line version ISSN 1982-7806

Abstract

SANTOS, Sônia Maria dos  and  MARRA, Marisa Francisca Galdeano. A experiência de produzir fontes orais para a História das Instituições Escolares. Cad. Hist. Educ. [online]. 2022, vol.21, e088.  Epub Sep 13, 2022. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v21-2022-88.

Como metodologia de pesquisa, a História Oral se projetou no ramo da história das instituições escolares, seja como guia da pesquisa, seja como forma complementar. Em parte, permite produzir fontes para realidades cujos registros materiais inexistem ou não foram encontrados. Essa metodologia orientou a pesquisa subjacente ao estudo a que este se filia; ou seja, uma dissertação de mestrado sobre uma escola confessional, o Externato Santa Teresinha. Essa metodologia não só ajudou a estruturar e desdobrar a pesquisa, como também ampliar o escopo das fontes. Nesse sentido, este texto relata a experiência de produzir fontes segundo a História Oral para tal pesquisa, por meio de entrevista a cinco colaboradores que participaram da história daquela instituição de ensino. A expectativa é que este relato possa ser pertinente e importante à reflexão sobre problemas que permeiam a produção de fontes orais e que inspire outros a usar a História Oral.

Keywords : História das instituições escolares; Metodologia de pesquisa; Escola confessional.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )