SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue3Full-time high school policy: a case studyNeoliberal modernization and extension of the school day in Pernambuco author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Reflexão e Ação

On-line version ISSN 1982-9949

Abstract

NAVARRO, Larissa Gabrielle Ramos  and  MALAVASI, Abigail. Implicações da exposição de alunos do ensino fundamental I às telas digitais na pandemia de covid-19 durante o ensino remoto. Rev. Reflex [online]. 2022, vol.30, n.3, pp.171-184.  Epub June 19, 2023. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v30i3.17223.

O ano de 2020 ficou marcado pela pandemia do COVID-19, uma emergência de saúde pública de nível internacional que atingiu o mundo todo de forma inesperada, o que exigiu várias medidas de combate ao vírus, entre elas o fechamento dos estabelecimentos, o que incluiu as instituições de ensino. Diante deste contexto, o ensino e a aprendizagem precisaram se reinventar, e as aulas passaram a ser remotas. Por meio de um estudo bibliográfico, este trabalho visa fazer uma reflexão sobre as implicações do tempo de exposição às telas digitais por parte de alunos do Ensino Fundamental I, destacando alguns malefícios apresentados pelas pesquisas, tais como: alterações no sono, estresse, alterações comportamentais, entre outros. Diante disso, consideramos uma necessidade de as instituições de ensino refletirem sobre como conduzir esse momento de ensino remoto.

Keywords : Covid-19; Ensino remoto; Tempo de tela; TIC..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )