Ensino em Re-Vista
On-line version ISSN 1983-1730
Abstract
GELABERT, Sebastià Verger; COLOM, Marc Salas; NEGRE, Laia Riera and BENASSAR, Francisca Negre. Desenho de uma estratégia didática de pensamento computacional para jovens com Doenças Raras da associação INèDITHOS. Ensino em Re-Vista [online]. 2021, vol.28, e011. Epub June 29, 2023. ISSN 1983-1730. https://doi.org/10.14393/er-v28a2021-11.
Com base nas necessidades educacionais das pessoas afetadas por doenças raras no campo da matemática, propõe-se o desenho de uma estratégia didática voltada para o aprimoramento do pensamento computacional de 3 participantes do ensino médio responsáveis pela associação INèDITHOS. Paralelamente, usando o modelo de gerenciamento de projetos do IPECC como foco e partindo das necessidades de habilidades digitais mostradas pela equipe de voluntários, um espaço de treinamento virtual é projetado e implementado focado no uso dos recursos que compõem a mesma estratégia didático. Dessa forma, sua correta implementação é garantida no contexto da associação, bem como exemplos de sessões, tutoriais em vídeo, recursos visuais etc.
Keywords : Doenças raras; Robótica educacional; Pensamento computacional; Necessidades educacionais especiais; Ambiente virtual.