Ensino em Re-Vista
On-line version ISSN 1983-1730
Abstract
GALLEGO, Dolores Carrillo; CARRILLO, Pilar Olivares and MOCHON, José Francisco Castejón. Calcular com os Cadernos de exercícios Rubio. Características e evolução desde 1959. Ensino em Re-Vista [online]. 2021, vol.28, e021. Epub June 29, 2023. ISSN 1983-1730. https://doi.org/10.14393/er-v28a2021-21.
Os Cadernos de exercícios Rubio são materiais escolares amplamente distribuídos em Espanha desde 1959. Para a realização deste trabalho utilizou-se o fundo de cadernos existentes no Centro de Estudos sobre Memória Educativa (CEME) da Universidade de Múrcia. A investigação concentra-se nos cadernos de operações aritméticas de Rubio, estudam-se as suas características e a sua evolução durante os últimos 60 anos desde a sua criação, identificando seis períodos de comercialização. Constatou-se a estabilidade das práticas de aprendizagem das operações aritméticas, a invariabilidade dos conteúdos entre as etapas 2 e 5, a diminuição do número de operações propostas e o aumento de ilustrações. Também se comprovou que, na renovação dos cadernos, houve influências, sobretudo, de aspetos comerciais e não de critérios baseados na Didática da Matemática.
Keywords : Cadernos escolares; Operações aritméticas.; Aprendizagem de algoritmos.