Ensino em Re-Vista
On-line version ISSN 1983-1730
Abstract
SILVA, Léslie Amanda da; FRANCA, Fabiane Freire and YAEGASHI, Solange Franci Raimundo. A formação do/a educador/a social que atua em instituições de acolhimento: um estado da arte (2009-2019). Ensino em Re-Vista [online]. 2021, vol.28, e051. Epub June 29, 2023. ISSN 1983-1730. https://doi.org/10.14393/er-v28a2021-51.
O objetivo deste artigo é apresentar um estado da arte sobre a formação dos/as educadores/as sociais que atuam em instituições de acolhimento, com o recorte temporal de 2009 a 2019. As pesquisas foram mapeadas no banco de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e nas plataformas de difusão científica online Scielo e Google Acadêmico. Os resultados encontrados evidenciam a necessidade de pesquisas sobre a formação dos/as educadores/as sociais, visto que desde o Projeto de Lei 5346, apresentado no ano de 2009, foi proposta a regulamentação profissional da educação social no Brasil. Constatou-se que até a presente data, o Projeto de Lei 2941/2019, que também trata da regulamentação da profissionalização dos/as educadores/as sociais encontra-se em tramitação e aguarda a aprovação do Congresso. Dessa forma, as pesquisas encontradas dialogam com as legislações que são abordadas pelas autorias e propiciam discussões acerca da formação do/a educador/a social e sua atuação em instituições de acolhimento.
Keywords : Educadores/as Sociais; Estado da Arte; Instituição de Acolhimento; Pedagogia Social.