Ensino em Re-Vista
On-line version ISSN 1983-1730
Abstract
SOUZA, Flávia Dias de; AGUIAR, Claudiovane Parralego de; OLIVEIRA, Divanete Maria Bitdinger de and BATISTA, Mariana Laís. Do conceito de Atividade Orientadora de Ensino às situações desencadeadoras de aprendizagem em pesquisas sobre ensino e formação de professores. Ensino em Re-Vista [online]. 2021, vol.28, e061. Epub June 29, 2023. ISSN 1983-1730. https://doi.org/10.14393/er-v28a2021-61.
O artigo tem como objetivo investigar como as situações desencadeadoras de aprendizagem podem ser elaboradas na direção da apropriação de um conceito matemático. O estudo centra-se no conceito de Atividade Orientadora de Ensino (AOE) como base teórico-metodológica para a organização do ensino e nas situações desencadeadoras de aprendizagem (SDA), desenvolvidas intencionalmente por meio de jogos, histórias virtuais e situações emergentes do cotidiano em pesquisas vinculadas ao Grupo de estudos e pesquisas sobre a Atividade Pedagógica. O caminho metodológico parte do levantamento de cinquenta pesquisas que envolvem o conceito de AOE e a formação de professores ou o ensino de matemática, em trabalhos vinculados aos pesquisadores do grupo ou de seus orientandos diretos, localizados a partir dos registros dos currículos Lattes. A análise das SDA nas pesquisas revela indícios do modo geral de organização do ensino e da formação que preservam princípios da AOE como a essência do conceito e a coletividade.
Keywords : Atividade Orientadora de Ensino; Situações Desencadeadoras de Aprendizagem; Formação de Professores; Educação Matemática.