SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25THE INFLUENCE OF SCHOOL CONTEXTS ON BUILDING SCIENCE/BIOLOGY TEACHERS’ EXPERIENTIAL KNOWLEDGEASSUMPTIONS OF ASSESSMENT IN THE APPLICATION OF DIGITAL GAMES IN CHEMISTRY TEACHING: AN ANALYSIS BASED ON A SYSTEMATIC LITERATURE REVIEW author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

RESENDE, Ana Carolina Costa; FREITAS, Cláudia Avellar  and  BASSOLI, Fernanda. A RESIDÊNCIA DOCENTE COMO ESPAÇO FORMATIVO: NARRATIVAS SOBRE A CONSTRUÇÃO DE SABERES E DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DE PROFESSORAS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2023, vol.25, e40759.  Epub May 02, 2023. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172022240143.

O presente trabalho, fundamentado na pesquisa-ação colaborativa e na pesquisa (auto)biográfica, foca as experiências formativas das autoras no Projeto de Ciências de um Programa de Residência Docente (PRD), tendo como objetivos: analisar os saberes que essas experiências possibilitaram produzir; elencar seus impactos sobre a formação e a construção da identidade docente e identificar as condições do PRD que favoreceram a construção dos saberes profissionais. Utilizando-se como metodologia a Análise do Discurso as três narrativas apontaram o início da carreira como etapa de intenso aprendizado, de transformações nas identidades profissionais e de condições de trabalho desfavoráveis. Relacionamos as alterações nas políticas curriculares sobre as licenciaturas à ampliação da formação pedagógica e experiencial dos professores. Caracterizamos a participação no PRD - Ciências como palco para o desenvolvimento da codocência e da pesquisa sobre a práxis, para a construção de diferentes saberes profissionais e para o desenvolvimento da identidade docente das autoras, enquanto professoras-pesquisadoras-autoras.

Keywords : Formação Continuada de Professores de Ciências e Biologia; Residência Docente; Identidade Docente.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )