SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue66IS THERE ACCESS FOR MEN TEACHERS IN EARLY CHILDHOOD EDUCATION?ARE PEDAGOGICAL MEETINGS NECESSARY? OBSERVATIONS OF THE PRACTICE OF AN EARLY CHILDHOOD EDUCATION TEACHER AFTER THEORETICAL DISCUSSIONS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Eccos Revista Científica

Print version ISSN 1517-1949On-line version ISSN 1983-9278

Abstract

TAVARES, Vanessa dos Santos  and  PASSONE, Eric Ferdinando. EVASÃO EM CURSOS DE GRADUAÇÃO DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. Eccos Rev. Cient. [online]. 2023, n.66, e23092.  Epub Feb 19, 2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n66.23092.

O presente estudo aborda o fenômeno da evasão em cursos de graduação presencial nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), no período de 2016 a 2021. Teve como objetivo mapear a produção científica brasileira, em nível de Pós-Graduação Stricto Sensu, a fim de verificar as especificidades da evasão feminina. Trata-se de um recorte de uma pesquisa mais ampla que busca discutir a relação do papel social feminino em articulação ao fenômeno da evasão. O levantamento de dados ocorreu por meio de buscas em bancos de teses e dissertações. Foram encontradas quatorze pesquisas, entre elas, cinco teses e nove dissertações. Os resultados mostram que a evasão é um problema unânime entre os IFs que aparecem nesse recorte e suas causas são multifatoriais, como, por exemplo: dificuldades de conciliar trabalho e estudo, falta de adaptação no curso, problemas de relacionamento com professores, entre outros. Observa-se que não há aprofundamento das questões relacionadas à evasão feminina nos estudos que têm como centralidade a evasão estudantil. Com relação aos diversos fatores que implicam a evasão, acredita-se que este estudo poderá fornecer subsídios para outras pesquisas e introduzir novas perspectivas acerca do fenômeno e seus desdobramentos, como investimento público e desenvolvimento social. Pretende-se aprofundar a pesquisa trazendo contribuições para o debate, tendo a mulher como foco para futuras investigações no contexto educacional.

Keywords : evasão; institutos federais; revisão bibliográfica..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )