SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue66ARE PEDAGOGICAL MEETINGS NECESSARY? OBSERVATIONS OF THE PRACTICE OF AN EARLY CHILDHOOD EDUCATION TEACHER AFTER THEORETICAL DISCUSSIONSPREDATORY JOURNALS IN EDUCATION: HOW TO RECOGNIZE FAKE JOURNALS? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Eccos Revista Científica

Print version ISSN 1517-1949On-line version ISSN 1983-9278

Abstract

FRANCA, Fabiana Ribeiro de; ZWIEREWICZ, Marlene  and  HULSE, Levi. PENSAMENTO COMPLEXO, TRANSDISCIPLINARIDADE E ECOFORMAÇÃO NA TRANSPOSIÇÃO DAS POLÍTICAS AMBIENTAIS AO CONTEXTO ESCOLAR. Eccos Rev. Cient. [online]. 2023, n.66, e23334.  Epub Feb 19, 2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n66.23334.

Este artigo tem como objetivo analisar a interface da tríade conceitual pensamento complexo, transdisciplinaridade e ecoformação em políticas ambientais e sua transposição no contexto escolar. Teoricamente, o estudo está pautado nas contribuições de autores como Morin (2015a, 2015b, 2018, 2019), Nicolescu (2018) e Pineau (2000, 2004) e destaca como iniciativas governamentais a proposta da Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (COM-VIDA). Metodologicamente, optou-se pelas pesquisas documental e bibliográfica e pela abordagem qualitativa, sendo utilizados, entre as fontes de pesquisa, documentos governamentais como a Base Nacional Comum Curricular. Os resultados evidenciam a relevância de se aderir às poucas políticas públicas comprometidas com o meio ambiente disponíveis atualmente e reitera a necessidade de valorizar iniciativas pautadas por conceitos como o pensamento complexo, a transdisciplinaridade e a ecoformação para sua transposição ao contexto escolar.

Keywords : Políticas públicas; Meio ambiente; Pensamento complexo; Ecoformação; Transdisciplinaridade..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )